DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPOS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM EM PROCESSOS DE FUNDIÇÃO

Autores

  • Valmir Torres de Oliveira UGB
  • Janaina da Costa Pereira Torres de Oliveira UGB
  • João Henrique Brandenburger Hoppe UGB
  • Yuri Neville Costa Rodrigues UGB

Resumo

Desenvolver protótipos como ferramenta de aprendizagem para aprimorar o entendimento e a aplicação prática dos processos de fundição, proporcionando aos alunos do oitavo período do curso de engenharia mecânica uma experiência educacional integrada e multidimensional. Essa ação visa: − Fortalecer a compreensão teórica e prática dos processos de fundição por meio da construção e análise de protótipos funcionais. − Estimular a criatividade e a capacidade de inovação dos alunos ao enfrentar desafios técnicos reais relacionados à fabricação e à otimização de processos de fundição. − Promover o desenvolvimento de competências técnicas, como projeto, modelagem, análise e validação de protótipos, utilizando metodologias modernas e ferramentas de engenharia. − Proporcionar um ambiente colaborativo que valorize o trabalho em equipe e a resolução de problemas, aproximando os alunos das práticas e exigências do mercado de trabalho. − Conectar o aprendizado acadêmico à realidade industrial, capacitando os alunos a aplicar soluções técnicas em contextos reais, com foco na eficiência e sustentabilidade dos processos de fundição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-06-02

Como Citar

de Oliveira, V. T., de Oliveira, J. da C. P. T., Hoppe, J. H. B., & Rodrigues, Y. N. C. (2025). DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPOS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM EM PROCESSOS DE FUNDIÇÃO. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (13). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/3509