ENSINO DE LUCRATIVIDADE EM PLANOS DE NEGÓCIOS PARA ALUNOS PCD

Uma Prática no Laboratório de Física com Kits Lego

Autores

  • Jean de Lima Oliveira UGB

Resumo

O componente curricular "Empreendedorismo e Inovação" é ministrado no 5º período do curso de Administração do Centro Universitário Geraldo Di Biase - UGB - FERP, sob a orientação do professor Jean de Lima Oliveira, com uma carga horária de 60 horas. A prática realizada buscou incluir alunos com deficiência (PCDs) em uma atividade prática que facilitasse o entendimento de conceitos financeiros essenciais para o desenvolvimento de um plano de negócios lucrativo. A inclusão no contexto do ensino de empreendedorismo é fundamental, pois oferece a todos os alunos, independentemente de suas limitações físicas ou cognitivas, a oportunidade de participar ativamente de atividades que simulam situações reais do mercado. No entanto, essa inclusão apresenta desafios, como a necessidade de adaptações metodológicas e recursos que atendam às necessidades específicas dos alunos PCDs. Os principais desafios no ensino desse componente curricular para a turma em questão incluem a diversidade das deficiências dos alunos e a complexidade dos conceitos financeiros abordados. Tais conceitos, muitas vezes abstratos, podem ser difíceis de compreender sem uma abordagem prática e interativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-06-02

Como Citar

Oliveira, J. de L. (2025). ENSINO DE LUCRATIVIDADE EM PLANOS DE NEGÓCIOS PARA ALUNOS PCD: Uma Prática no Laboratório de Física com Kits Lego. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (13). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/3519