ELABORAÇÃO DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM EM PROCESSOS DE FUNDIÇÃO

Autores

  • Janaina da Costa Pereira Torres de Oliveira UGB
  • Valmir Torres de Oliveira UGB
  • João Henrique Brandenburger Hoppe UGB
  • Yuri Neville Costa Rodrigues UGB

Resumo

O objetivo principal desta ação é desenvolver e implementar procedimentos operacionais padrão (POP) voltados para processos de fundição, com o intuito de capacitar os alunos do oitavo período do curso de Engenharia Mecânica a compreenderem e aplicarem práticas industriais em um ambiente controlado e didático. Por meio dessa abordagem, busca-se: − Fomentar a aprendizagem prática: proporcionar aos alunos uma experiência prática e técnica, consolidando o conhecimento teórico adquirido ao longo do curso. − Desenvolver habilidades técnicas e operacionais: ensinar o uso adequado de ferramentas, equipamentos e métodos de controle de qualidade aplicados na fundição, promovendo uma abordagem sistemática e segura dos processos. − Estimular a resolução de problemas: capacitar os alunos a identificar, analisar e solucionar problemas reais encontrados em processos de fundição, utilizando ferramentas de engenharia. − Fortalecer o trabalho em equipe e a gestão de projetos: incentivar o trabalho colaborativo entre os alunos na elaboração e validação dos procedimentos operacionais, promovendo o desenvolvimento de competências interpessoais e de gestão. − Aproximar os alunos do ambiente industrial: prepará-los para desafios do mercado de trabalho, promovendo a integração entre o ambiente acadêmico e as demandas práticas das indústrias metalúrgicas. Essa ação, portanto, alia a formação técnica ao aprendizado aplicado, promovendo uma formação integral e alinhada às exigências do mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-06-02

Como Citar

de Oliveira, J. da C. P. T., de Oliveira, V. T., Hoppe, J. H. B., & Rodrigues, Y. N. C. (2025). ELABORAÇÃO DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM EM PROCESSOS DE FUNDIÇÃO. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (13). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/3526