SUPERDOTAÇÃO E ALTAS HABILIDADES

Autores

  • Adriana Silva Arantes Ernesto UGB

Resumo

Superdotação e Altas Habilidades não são sinônimos absolutos, mas referem-se a indivíduos com potencial elevado em áreas específicas como intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade ou artes, conforme definição do MEC. Esses sujeitos, chamados de AH/SD, frequentemente são mal compreendidos, sendo erroneamente vistos como excelentes em todas as disciplinas. Na realidade, destacam-se em áreas específicas e não necessariamente em todas. A identificação desses talentos não deve se basear apenas em testes de QI, que ignoram aspectos como criatividade e liderança. A Teoria das Inteligências Múltiplas, de Gardner, reforça essa visão ao reconhecer diferentes tipos de inteligência, que podem se manifestar de forma isolada.

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Publicado

2025-06-25

Como Citar

Silva Arantes Ernesto, A. (2025). SUPERDOTAÇÃO E ALTAS HABILIDADES. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (13). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/3556