TRANSTORNO ESPECÍFICA DA APRENDIZAGEM COMO PREJUÍZO NA MATEMÁTICA / DISCALCULIA

Autores

  • Conceição Aparecida Fernandes Lima Panizzi UGB

Resumo

A discalculia é um transtorno específico de aprendizagem que dificulta a compreensão e realização de operações matemáticas, afetando o processamento numérico e conceitos matemáticos. Diferente de dificuldades comuns, é persistente e significativa. Segundo o DSM-5, afeta entre 5% e 15% das crianças em idade escolar, e cerca de 4% dos adultos. Pode ocorrer junto com outros transtornos, como dislexia, disgrafia e TDAH. Existem diferentes tipos de discalculia, como a verbal, que envolve dificuldade em entender e nomear números e conceitos matemáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-06-25

Como Citar

Fernandes Lima Panizzi, C. A. (2025). TRANSTORNO ESPECÍFICA DA APRENDIZAGEM COMO PREJUÍZO NA MATEMÁTICA / DISCALCULIA. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (13). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/3563