TRANSTORNOS DE ANSIEDADE ENTRE UNIVERSITÁRIOS E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO ADOTADAS POR PROFESSORES

Autores

  • Elisabeth Nair Duarte Salgado Soares UGB
  • Vitor Siqueira de Moraes Mesquita UGB

Resumo

Os transtornos de ansiedade são condições de saúde mental que afetam muitas pessoas, incluindo universitários. Eles podem se manifestar de várias formas, como transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do pânico, fobias específicas e transtorno de ansiedade social. Entre os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento dos transtornos, destacam-se: a carga de estudos, prazos e a busca por desempenho elevado podem gerar estresse significativo; a transição para a vida universitária envolve mudanças importantes como deixar a casa dos pais, fazer novos amigos e lidar com a independência; dificuldades nas interações sociais, como apresentações em grupo e eventos sociais e a ausência de uma rede de apoio emocional pode aumentar a sensação de isolamento e contribuir para a ansiedade. Os sintomas podem incluir preocupações excessivas, inquietação, fadiga, dificuldade de concentração, irritabilidade e distúrbios do sono, impactando negativamente o desempenho acadêmico e a vida social dos estudantes. É importante que os universitários que enfrentam esses desafios busquem apoio, seja através de serviços de saúde mental oferecidos pela instituição, terapia, grupos de apoio ou técnicas de autocuidado, como exercícios físicos e práticas de relaxamento. O reconhecimento e o tratamento adequado são fundamentais para promover o bem-estar e o sucesso acadêmico.

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Publicado

2025-06-25

Como Citar

Duarte Salgado Soares, E. N., & Siqueira de Moraes Mesquita, V. (2025). TRANSTORNOS DE ANSIEDADE ENTRE UNIVERSITÁRIOS E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO ADOTADAS POR PROFESSORES. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (13). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/3565