AULA PRÁTICA PARA DEFINIÇÃO DO TEMPO PADRÃO

Autores

  • UGB FERP UGB
  • Flávio Pires
  • Luis Claudio
  • Marcelo Cosme

Resumo

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Essa aula prática foi desenvolvida na disciplina Tópicos Especiais em Engenharia de Produção II. Destaca-se a efetiva participação dos graduandos do 10º período e que esse estudo foi objeto do TCC do aluno Tiago Batista de Luna, formando 2014/2 (orientado pelo professor Flávio Pires, um dos autores desse exercício prático). De uma forma geral os alunos que ingressam no curso de Engenharia de Produção não têm o conhecimento da realidade do chão de fábrica e dos seus problemas cotidianos. Ter essa experiência, seja por intermédio de estágios, de visitas ou por simulação em laboratórios/exercícios práticos é fundamental para a preparação desse profissional para o mercado de trabalho. Nesse contexto, no segundo semestre de 2014 foi desenvolvida uma aula prática de Definição do Tempo Padrão, que é uma metodologia que permite definir o tempo para produzir uma unidade de produção, através de uma cronoanálise das atividades diretas e indiretamente ligadas à produção.

 

OBJETIVOS DA AÇÃO

Desenvolver uma prática pedagógica, ou seja, um exercício prático para os alunos turma de Engenharia de Produção, através da realização de um estudo de tempos, movimentos e métodos da montagem de uma caneta esferográfica, onde será definido o Tempo Padrão de montagem manual de uma esferográfica e com isso a produtividade poderá ser calculada. A prática desenvolverá uma capacidade crítica aos alunos, quando forem postos frentes aos problemas reais. Os objetivos específicos da aula prática foram:

  •  Realizar um estudo de tempos para determinar a melhor e mais eficiente forma de realizar a montagem de uma esferográfica;
  •  Calcular o tempo padrão e procurar padronizar o processo e;
  •  Reduzir o tempo de montagem.

 

CONTEÚDOS DOS TRABALHOS

O desenvolvimento desse exercício prático se justifica pelos desafios que os engenheiros encontrarão no mercado de trabalho:

  •  Baixa produtividade industrial do Brasil;
  •  Dificuldade em desenvolver e implantar metodologias modernas de gestão e otimização da produção;
  •  Má qualidade na formação dos Engenheiros.

A aula foi desenvolvida no laboratório de processos e utilizou canetas esferográficas e cronômetros

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Publicado

2017-10-11

Como Citar

FERP, U., Pires, F., Claudio, L., & Cosme, M. (2017). AULA PRÁTICA PARA DEFINIÇÃO DO TEMPO PADRÃO. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (3). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/369