DESCONSTRUINDO OLHARES SOBRE O ERRO NA PRÁTICA AVALIATIVA NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Autores

  • UGB FERP UGB
  • Diana da Silva

Resumo

O objetivo desse estudo é investigar as concepções de ensino que orientam os significados
atribuídos ao erro nos processos avaliativos em um Curso de Licenciatura em Pedagogia. No
estudo assumo que a reflexão sobre o significado do erro no processo de construção de
conhecimento é fundamental em um processo de formação docente em que tenhamos como
objetivo o desenvolvimento de novas posturas e novas práticas de avaliação. Trata-se de uma
pesquisa em uma perspectiva pós – estruturalista e do tipo de pesquisa – que – procura. Entre
as técnicas de coleta de dados utilizadas encontram-se os grupos focais. A investigação tem
como pressuposto que os significados atribuídos ao erro são carregados de simbolismos e de
estereótipos construídos socialmente, e que essa construção obedece à lógica dicotômica que
caracteriza o pensamento moderno de que a escola é herdeira. Em outras palavras, esses
licenciandos repetem as práticas aplicadas por seus professores durante a formação inicial, na
licenciatura, perpetuando metodologias e técnicas de avaliação ultrapassadas e olhando o erro
como fator negativo do processo.

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Publicado

2017-10-11

Como Citar

FERP, U., & da Silva, D. (2017). DESCONSTRUINDO OLHARES SOBRE O ERRO NA PRÁTICA AVALIATIVA NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (4). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/460