A TEORIA DA CANÇÃO NA SALA DE AULA

Autores

  • UGB FERP UGB
  • Fábio Souza

Resumo

A canção é um gênero textual que tem forte potencial pedagógico, por ser um tipo de texto
com características estéticas (literárias) e de conteúdo de qualidade para a formação discente,
pelo seu caráter lúdico e sensorial e por ser uma manifestação cultural brasileira de longa
tradição. Para o uso efetivo em sala de aula das canções, torna-se necessário uma
fundamentação teórica que permita identificar e compreender os diversos aspectos, conceitos
e categorias que constituem o universo cancional. Esta pesquisa tem por objetivos centrais
refletir sobre a importância de se trabalhar com canções no cotidiano escolar, em especial, nas
disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura, reforçar a necessidade de embasamento teórico
e histórico acerca do assunto por parte do educador para que ele não reproduza em sala
discursos do senso comum ou visões caricaturais sobre a cultura e a identidade brasileiras e
expor sumariamente os conceitos e categorias operacionais para o trabalho efetivo da canção
em sala de aula. A metodologia que lhe dá suporte é a bibliográfica, por meio de autores como
Cláudia Neiva Matos, Luiz Tatit e José Ramos Tinhorão, além da análise de obras de
compositores e intérpretes do cancioneiro popular brasileiro.

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Publicado

2017-10-11

Como Citar

FERP, U., & Souza, F. (2017). A TEORIA DA CANÇÃO NA SALA DE AULA. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (4). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/465