PEDAGOGIA CULTURAL

A influência da mídia na educação

Autores

  • UGB FERP UGB
  • Simone de Medeiros
  • Lilia Souza

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a influência midiática, sobretudo a televisão, no
comportamento infanto-juvenil afetando a educação e a vida social das crianças. Foi realizada
pesquisa teórica para aprofundamento do tema delimitado, onde buscamos referências acerca
de pedagogia cultural e suas inovações inseridas na educação, com a visão de um currículo
mais flexível e articulador, compreendendo o conhecimento além dos espaços escolares. Uma
pedagogia que oportuniza investigar novos conhecimentos através da mídia e da cultura. Para
aprofundar o estudo, buscamos apontar como a televisão pode afetar a interação social e o
desenvolvimento da linguagem na criança, bem como as intenções da indústria cultural para
gerar consumidores passivos, influindo diretamente na questão do consumismo infantil. As
conclusões apontam que a escola precisa desocultar as apologias ditadas pela mídia, através
da televisão e fazer com que ela sirva de instrumento para uma relação dialética e interativa,
tanto para o conhecimento como para o lazer, tanto na escola ou em casa.

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Publicado

2017-10-11

Como Citar

FERP, U., de Medeiros, S., & Souza, L. (2017). PEDAGOGIA CULTURAL: A influência da mídia na educação. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (4). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/483