Estratégias de ensino de Educação em Direitos Humanos

uma proposta de trabalho na disciplina APTA IV

Autores

  • UGB FERP UGB
  • Wagner Copola

Resumo

Dados da Identificação
Curso: Graduação em Serviço Social e Graduação Tecnológica de Gestão em Logística
Disciplina: Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem - APTA IV
(Educação em Direitos Humanos)
Série: 4° Série/ Período
Objetivos da ação

  • Propor ações para o ensino de Educação em Direitos Humanos;
  • Despertar a consciência da turma acerca dos direitos e violações de direitos;
  • Construir um pensamento ético, livre de preconceitos, prejulgamentos na concepção dedireitos humanos;
  • Contextualizar e problematizar as mais variadas violações de direitos nacontemporaneidade;
  • Capacitar e fomentar e pesquisa, como aporte acadêmico essencial para a formaçãoprofissional.

Conteúdos Trabalhados
O trabalho realizado em sala de aula e também no ambiente externo à Instituição de Ensino
teve como aparato a Declaração Universal de Direitos Humanos e suas variações em leis, que
garantem o acesso aos direitos sociais de cada categoria trabalhada, apresentada em situação
de violação e vulnerabilidade.
Foram propostas algumas temáticas para o referencial teórico da pesquisa dos discentes, onde
foi discutido ações de Movimentos Sociais e Militância, Grupos populacionais
vulnerabilizados e marginalizados, entre outros.

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Publicado

2017-10-13

Como Citar

FERP, U., & Copola, W. (2017). Estratégias de ensino de Educação em Direitos Humanos: uma proposta de trabalho na disciplina APTA IV. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (4). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/526