STEM EDUCATION E O ENSINO DE ENGENHARIA

CONSTRUINDO “PONTES” COM A EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Alexandre José Athayde Guimarães UGB
  • Lucas Peres Guimarães

Resumo

É de conhecimento geral que diversas escolas básicas carecem de laboratórios bem equipados e de professores qualificados e que esses alunos chegam ao ensino superior com muita defasagem para a sua inserção e qualificação profissional. Observa-se que um dos fatores que pode mitigar esse cenário atual é a aproximação das Instituições de Ensino Superior com a escola básica, afim de oferecer o suporte técnico e intelectual necessários e corrigir distorções que possam aparecer em seus futuros graduandos. Existem diversas formas que podem aproximar a graduação do ensino básico, este trabalho objetiva discutir as possibilidades do uso do STEM (acrônimo em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática) education, uma metodologia ativa baseada em problemas, que contribui para inserção dos estudantes em um cenário intenso de aprendizado de ciências e matemática movidos pela engenharia e tecnologia. Este estudo se baseou em uma pesquisa bibliográfica da aplicação desse método em diversos lugares do mundo e no Brasil abrindo possibilidades para uma nova inserção do curso de engenharia na educação básica.

Palavras Chaves: Ensino de Engenharia, STEM education, metodologias ativas

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Publicado

2018-02-16

Como Citar

Guimarães, A. J. A., & Guimarães, L. P. (2018). STEM EDUCATION E O ENSINO DE ENGENHARIA: CONSTRUINDO “PONTES” COM A EDUCAÇÃO BÁSICA. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (6). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/669