APONTAMENTOS SOBRE A MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • Rosali Krecji
  • Keythellem Silveira da Silva CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE

Resumo

Após passar por diversas transformações que acompanharam tanto o processo de universalização da Educação proposto em âmbito internacional, como a Reforma Gerencial instituída a partir do governo de Fernando Henrique Cardoso a escola pública no Brasil passa por um momento de gestão militarizada. Diversos estados
brasileiros, sobretudo Goiás que encerrou o ano de 2017 com 42 das 71 escolas da rede estadual militarizadas, através de parceria firmada entre as Secretarias Estaduais de Educação e de Segurança Pública têm transferido para a Polícia Militar a gestão das escolas públicas.  O objetivo da pesquisa é analisar esse novo modelo de gestão das escolas a partir da inserção de militares nas escolas públicas e ainda identificar como esse movimento vem modificando a estrutura dessas escolas e na conformação dos corpos e mentes dos discentes às estratégias de disciplina e hierarquia de uma instituição militarizada. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise de caráter explicativo na qual foi utilizada a metodologia de revisão bibliográfica e análise de dados secundários. A partir desses dados buscou-se fazer uma análise crítica desse novo modelo de gestão de escolas públicas que vem crescendo no Brasil.

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Publicado

2018-02-19

Como Citar

Krecji, R., & da Silva, K. S. (2018). APONTAMENTOS SOBRE A MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (6). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/687