TDAH

IMPLICAÇÕES NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

Autores

  • Marilane Ferreira Confort UGB
  • Marcelo José Meira Gomes

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é caracterizado por um transtorno neurobiológico reconhecido pela organização mundial da saúde – OMS, que se manifesta na infância, adolescência até a vida adulta, sendo reconhecido por diminuída capacidade de atenção. O TDAH promove uma série de transtornos que dificulta a dinâmica dos relacionamentos interpessoais, a falta de um diagnóstico precoce pode comprometer todo o futuro saudável das relações sociais, podendo culminar em: demissões, divórcios e como comorbidade até mesmo a fobia social. Uma vez diagnosticada a presença do transtorno, pode-se utilizar de alguns recursos para harmonizar as dinâmicas dos relacionamentos, expostos ao estresse situacional que circunda os sintomas do transtorno. O estudo pretende, através de análises de material bibliográfico, dissertar sobre quais os melhores métodos de intervenção, visando minimizar os efeitos do TDAH nas relações interpessoais. Observou-se que a conduta mais apropriada de intervenção se dá através da combinação do uso de medicamentos psicoestimulantes e/ou antidepressivos tetracíclicos associado a uma abordagem psicoterápica TCC - Terapia Cognitivo Comportamental.

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Publicado

2018-02-19

Como Citar

Confort, M. F., & Gomes, M. J. M. (2018). TDAH: IMPLICAÇÕES NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (6). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/704