APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS

UMA METODOLOGIA INOVADORA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS NO CURSO DE ENGENHARIA

Autores

  • Claudio Márcio Souza UGB

Resumo

No decorrer da história da educação, vários estudiosos elaboraram diversos e variados métodos e teorias para contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Dentre tantos pensadores que apresentaram práticas de ensino e aprendizagem, a teoria pedagógica de John Dewey, Pedagogia Ativa ou Pedagogia da Ação, propõe que a aprendizagem deve partir de problemas e situações cotidianas que estimulem os alunos a pensar e propor soluções. Dewey acreditava que para desenvolver o pensamento intelectual do aluno, o professor deveria explorar uma situação do cotidiano do aluno para despertar interesse no aprendizado. A aprendizagem baseada em problemas (ABP) desenvolve nos alunos, habilidades técnicas, cognitivas, trabalho em equipe, melhora a comunicação e estimula o processo permanente de educação. Este trabalho, de pesquisa bibliográfica, analisa e compara as características, vantagens e desvantagens do método de Aprendizagem Baseada em Problemas, com foco no contexto de sua aplicação, em uma análise comparativa com o método tradicional de estudo, tendo como objetivo principal apresentar uma análise que sirva de orientação ao corpo docente e discente das instituições de ensino superior de engenharia quanto à decisão da aplicação deste método na forma científica e didática, para o desenvolvimento de projetos, conforme apresentado por alguns autores. O trabalho também busca enumerar características e perfil do professor orientador e de seus discentes e quanto as suas posturas para um bom resultado no processo ensino-aprendizagem em sala de aula e fora dela.

 

Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas; Metodologia inovadora, Ensino-Aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-02-16

Como Citar

Souza, C. M. (2018). APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: UMA METODOLOGIA INOVADORA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS NO CURSO DE ENGENHARIA. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (6). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/756