INSPEÇÃO DO TRABALHO, DIREITO DO TRABALHO E LITERATURA JURÍDICA

Um Breve Estado da Arte

Autores

  • Luiz Felipe Monsores de Assumpção UGB

Resumo

O presente artigo é um recorte do capítulo introdutório de uma pesquisa em andamento. Seu objetivo é estabelecer uma relação entre a Inspeção do Trabalho, enquanto forma institucional estatal, e o processo de construção-consolidação do direito do trabalho no Brasil. Até aqui, as evidências consagram um papel pouco conhecido atribuído à Inspeção do Trabalho, de verdadeira fonte formal do direito do trabalho, para além, portanto, da clássica atribuição do conceito-tipo da envoltura protectora, idealizado por Mário de la Cueva, de mera proteção do núcleo normativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Felipe Monsores de Assumpção, UGB

Mestre e Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Direito do Trabalho e Legislação Social pela Universidade Estácio de Sá (2003). Graduado em Direito pela Universidade Estácio de Sá (2008) e em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991). Foi Técnico e Analista Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. Atualmente é Auditor-Fiscal do trabalho e Gerente Regional do Trabalho e Emprego de Volta Redonda, tendo também chefiado o Setor de Relações do Trabalho da GRTE/Volta Redonda, RJ. É professor do Centro Universitário Geraldo Di Biase, nas faculdades de Direito e Gestão de Recursos Humanos. No campo das ciências sociais aplicadas, tem experiência na área do Direito, com ênfase em Direito do Trabalho. No âmbito das ciências sociais, destacam-se os estudos nos sub-ramos da Sociologia do Trabalho e do Direito. É membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Sociologia do Direito (ABraSD), e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (ANINTER-SH).

Downloads

Publicado

2018-02-19

Como Citar

Assumpção, L. F. M. de. (2018). INSPEÇÃO DO TRABALHO, DIREITO DO TRABALHO E LITERATURA JURÍDICA: Um Breve Estado da Arte. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (6). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/781