PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE SIMULADORES PARA O ESTUDO DE PÓRTICOS

PROPOSTAS DEMATERIAISPOTENCIALMENTE SIGNIFICATIVOS ADEQUADOS AO ENSINO DE ENGENHARIA

Autores

  • Bruno Nunes Myrrha Ribeiro
  • João Henrique Brandenburger Hoppe
  • Cláudio Faria Lopes Junior

Resumo

O objetivo deste projeto é construir um material potencialmente significativo através do desenvolvimento de simuladores que auxiliam no cálculo e na visualização de pórticos. Desta forma, foram realizadasanálises por meios de revisões bibliográficas referentes às estruturas e à aprendizagem significativa, com o intuito de fundamentar e evidenciar a importância da abordagem desse tópico em Engenharia. Sendo que, aparcela computacional desse trabalho foi desenvolvida no LPEE – Laboratório de Pesquisa em Educação em Engenharia, realizando a implementação dos modelos de estudo por meio do software Geogebra, através da inserção de fórmulas e da modelagem das estruturas, e consequentemente obtendo a ligação entre elas. Os resultados apresentam duas ferramentas computacionais que proporcionaram uma melhor compreensão de conceitos teóricos aliados a tecnologia, pelo fato de ter como base a Teoria da Aprendizagem Significativa, possibilitando então a exploração e a visualização da dinamicidade existenteno processo de construção do conhecimento em tópicos de engenharia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-02-16

Como Citar

Ribeiro, B. N. M., Hoppe, J. H. B., & Junior, C. F. L. (2018). PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE SIMULADORES PARA O ESTUDO DE PÓRTICOS: PROPOSTAS DEMATERIAISPOTENCIALMENTE SIGNIFICATIVOS ADEQUADOS AO ENSINO DE ENGENHARIA. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (6). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/816