UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO SOBRE A DISGRAFIA

Autores

  • Elisa Ferreira Silva de Alcantara
  • Fernanda Duarte Cyrne Telles
  • Genislene Borges dos Santos Lucio

Resumo

Este trabalho é referente à análise do distúrbio da Disgrafia no ensino-aprendizagem nas escolas nos primeiros anos de escolaridade do Ensino Fundamental. Apresentamos algumas definições de aprendizagem, relacionando-as às dificuldades de aprender a linguagem escrita, bem como quão claramente a criança utilizará essa linguagem para expressar suas ideias e pensamentos, isto é, a disgrafia, abordando o papel dos pais, da escola e do psicopedagogo na contribuição e auxílio para sanar tais dificuldades que podem levar ao fracasso escolar, sem as devidas orientações e intervenções. Para a metodologia de trabalho, as variadas fontes de estudos nos ajudaram na pesquisa bibliográfica. Utilizamos como referencial teórico a concepção de vários educadores sobre as reflexões pessoais do objeto a ser investigado. Também consideramos a análise de aquisição da leitura e da escrita e as contribuições da Psicopedagogia nas questões referentes a problemas de aprendizagem. Como prováveis resultados, destacamos a importância da intervenção psicopedagógica nas dificuldades de aprendizagem, causadas pelo transtorno da disgrafia que podem estar na falta de noção sobre orientação e organização espacial, lateralidade, fatores emocionais, ortografia, canhoto e o desenvolvimento motor, bem como a necessidade de estudos mais aprofundados e de grande relevância sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-02-19

Como Citar

de Alcantara, E. F. S., Telles, F. D. C., & Lucio, G. B. dos S. (2018). UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO SOBRE A DISGRAFIA. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (6). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/840