DANÇA: UMA PROPOSTA EFICAZ NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR

Autores

  • Enilson de Oliveira UGB
  • Carolyne Maciel Almeida
  • Lucimara Moreira Santos Sousa

Resumo

O presente estudo tem por objetivo investigar se a Dança faz parte do Currículo Escolar das Escolas públicas e Estaduais da primeira fase do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Por meio de uma abordagem cronológica, traça um panorama sobre a evolução histórico-social da Dança desde suas origens ancestrais até sua inserção como disciplina nas grades curriculares escolares. Seguidamente, contextualiza a disciplina no currículo legislativo educacional e no cenário brasileiro. Aponta as principais dificuldades enfrentadas pelos professores da área por não apresentarem afinidades e/ou domínio da mesma e por não saberem os benefícios proporcionados por este conteúdo. Apesar de a dança estar presente na escola, seja na Educação Física, seja na Educação Artística/Arte Educação, ela é descontextualizada da discussão sobre seleção cultural, realizada pelos currículos escolares. Por fim, apresenta um questionamento feito com os professores a fim de traçar respostas do porquê que eles não aplicam o conteúdo Dança nas aulas de Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-02-19

Como Citar

de Oliveira, E., Almeida, C. M., & Sousa, L. M. S. (2018). DANÇA: UMA PROPOSTA EFICAZ NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (6). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/842