AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA

ENFOCANDO SITUAÇÕES DE CONFLITO

Autores

  • Conceição Aparecida Fernandes Lima Paniz

Resumo

O presente texto refere-se ao relato de uma pesquisa realizada com professores e alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental, numa unidade de ensino da Rede Pública do Estado do Rio de Janeiro, na cidade de Barra do Piraí, cujo objetivo foi analisar a importância das dimensões cognitivas e afetivas na aprendizagem do sujeito, estudando as relações que se estabelecem no dia a dia da sala de aula. Busca refletir sobre as situações de conflito, as interações gestadas na relação eu outro, procurando percebê-las em sua abrangência como possibilidade de indagações que permitam a construção de uma relação pedagógica mais significativa. O desenvolvimento da pesquisa se deu através de observações em classes de 6º, 7º e 8º anos, participação em Conselho de Classe, entrevistas com professores e alunos e a realização de oficina com alunos do 6º ano. As situações vivenciadas na pesquisa, quer seja através dos conflitos, das palavras anunciadas, dos gestos articulados ou das interações vividas, apontaram para o reconhecimento de que no processo de construção do conhecimento, de apropriação do saber são essenciais as relações entre afetividade e cognição.

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Publicado

2018-02-23

Como Citar

Paniz, C. A. F. L. (2018). AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA: ENFOCANDO SITUAÇÕES DE CONFLITO. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (1). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/853