CONFECÇÃO DE MOTORES STIRLING

Autores

  • Julio Eduardo Paiva Sena Maia
  • Daniel Minegatti
  • Alexandre Athayde

Resumo

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Esta prática foi aplicada na disciplina Fenômenos de Transporte ministrada a turma de engenharia mecânica do 4° período no Campus Barra do Piraí.

OBJETIVOS DA AÇÃO

O desenvolvimento desta prática nasceu da necessidade de demonstrar aos alunos de engenharia mecânica a interdisciplinaridade existente na grade curricular, ou seja, da necessidade do entendimento do encadeamento e do amadurecimento experimentado pelo aluno no decorrer do seu curso. Assim frases como “Por que eu estudo isso?” ou “Onde eu vou usar isso?” perdem o sentido.

Com isso o processo de transformação acadêmica (o salto de aluno a profissional), que como todo o processo de transformação enfrentado pelo ser humano (como o amadurecimento, por exemplo) que é considerado penoso é amenizado. Desta forma, o que era encarado como obrigação passa a ser visto como necessidade, ou seja, disciplinas “enfrentadas” com receio e consideradas “bichos-papões” passam a ser vistas como elucidativas e complementares a formação.

O tema em questão, motores Stirling, permite uma ampla discussão e possui uma grande interdisciplinaridade, tanto vertical quanto horizontal, passando pela Termodinâmica, tecnologia de materiais, fenômenos de transporte e mecânica dos fluídos, por exemplo, podendo ainda ser expandida a outras disciplinas.

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Publicado

2018-08-16

Como Citar

Sena Maia, J. E. P., Minegatti, D., & Athayde, A. (2018). CONFECÇÃO DE MOTORES STIRLING. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (1). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/907