A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E IDEOLOGIA NA PERSPECTIVA DOS GESTORES DE EMPRESA: Um Estudo Sociocultural

Autores

  • Rosa Lucia Rosa Gomes
  • Marcio de Souza

Resumo

Discute-se neste trabalho a formação da ideologia e identidade dos gestores de empresa de Volta Redonda. Pode-se entender a ideologia como parte constitutiva da estrutura social; uma expressão da consciência dos homens; logo, corresponde a um modo de pensar que expressa a sociedade de um ponto de vista das classes fundamentais existentes. Assim, a identidade é construída no espaço discursivo da relação entre os indivíduos, ou seja, na interação do eu com o tu. (cf. BRANDÃO, 20010, p. 76). Para o desenvolvimento do trabalho, realizamos entrevistas com gestores de empresa que possibilitou a análise da construção ideológica e subjetiva da identidade dos gestores. As noções de ideologia e identidade foram embasadas na Análise do Discurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-08-16

Como Citar

Gomes, R. L. R., & de Souza, M. (2018). A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E IDEOLOGIA NA PERSPECTIVA DOS GESTORES DE EMPRESA: Um Estudo Sociocultural. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (1). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/918