AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE REFRESCOS DE REFRESQUEIRAS E ÁGUA DE COCO IN NATURA COLETADAS DE DIFERENTES PONTOS COMERCIAIS DA REGIÃO SUL FLUMINENSE

  • Emmanuel de Castro Rezende Raposo UGB
  • Ana Carolina Siqueira da Silva Alves UGB
  • Clariane Soares Elpídio UGB
  • Fransuelen Alves de Souza Azevedo UGB
  • Ludmila Rodrigues de Paula UGB
  • Ludmilla Krystian Costa Lopes da Silva UGB
  • Felipe Mactavisch da Cruz UGB

Resumo

Os alimentos oferecidos à população devem ser produzidos e estocados com boas condições higiênico-sanitárias. Soma-se a essa preocupação o fato de alimentos (e bebidas) contaminados com algumas espécies do gênero Salmonella poderem causar enterocolite grave e, em casos extremos, até a morte do indivíduo. Refrescos de refresqueiras e águas de coco in natura são amplamente comercializadas em nosso meio sem a devida fiscalização. Somando-se a isso, é observada uma carência de dados na literatura a respeito da segurança alimentar desses alimentos. Sendo assim, o presente estudo objetiva avaliar as condições microbiológicas das citadas bebidas. Para isso, a contagem de coliformes fecais e totais pela técnica do Número Mais Provável (NMP) e a pesquisa de Salmonella por metodologias convencional e molecular estão sendo realizadas com amostras de suco e água de coco adquiridas em pontos comerciais de cidades da região Sul Fluminense do estado do Rio de Janeiro. Até o momento, 15 amostras já foram analisadas, seis de refresco (40%) apresentaram coliformes totais em desacordo com a legislação vigente, enquanto três (20%) mostraram colônias sugestivas de Salmonella no ágar Hektoen, as quais estão sendo submetidas aos testes de citrato de Simmons, TSI e LIA (Tríplice Açúcar Ferro e Lysine Iron Agar, respectivamente). Os dados preliminares apontam para a necessidade de mais estudos e melhor fiscalização dos estabelecimentos comerciais em nosso meio.

Como Citar
DE CASTRO REZENDE RAPOSO, Emmanuel et al. AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE REFRESCOS DE REFRESQUEIRAS E ÁGUA DE COCO IN NATURA COLETADAS DE DIFERENTES PONTOS COMERCIAIS DA REGIÃO SUL FLUMINENSE. Jornada de Iniciação Científica, [S.l.], v. 17, n. 17, p. PDF, ago. 2023. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/jornic/article/view/2896>. Acesso em: 18 maio 2024.