A ANÁLISE DAS PROPRIEDADES MORFOSSINTÁTICAS DA ESCRITA CULTA DO PORTUGUÊS DO BRASIL UMA REFLEXÃO PARA O ENSINO
Resumo
O objetivo geral deste trabalho é contribuir para uma descrição dos fenômenos típicos da escrita culta no português do Brasil voltada para o ensino. Pretendese mais especificamente: (1) descrever as propriedades morfossintáticas da escrita culta no português do Brasil em oposição à fala; (2) apresentar apontamentos para a prática docente no que diz respeito ao ensino do padrão culto escrito. A fim de alcançar os objetivos propostos, foram analisados os seguintes fenômenos: a concordância verbal de 3ª pessoa, a indeterminação do sujeito através do pronome "se", o sujeito nulo, a alternância dos impessoais “ter” e “haver”, as construções de tópicos e os clíticos dativo e acusativo. Para tanto, observaram-se as características desses fenômenos em relação à norma culta, com foco na comparação entre a fala informal e a escrita culta. Para a prática docente, sugere-se o desenvolvimento de atividades com exposição a textos que utilizam a linguagem culta padrão, bem como o desenvolvimento de atividades voltadas para a variação linguística com enfoque nos contextos que dificultam a realização das formas linguísticas padronizadas. Por fim, sugere-se que o estudante tenha acesso à oralidade culta.