A PONTUAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DA VÍRGULA E DO PONTO

  • Ana Paula Nascimento Ferreira UGB
  • Gabriel Felipe Bispo Montenegro UGB
  • Juliana Barros Nespoli UGB

Resumo

O ensino de gramática no contexto escolar é imprescindível, visto que acarreta tanto autonomia de escrita e comunicação social, quanto a ampliação do conhecimento linguístico. Visando contribuir para a reflexão acerca do ensino de gramática da Língua Portuguesa, especificamente tratando da pontuação, em especial da vírgula e do ponto, busca-se, através deste trabalho, investigar o ensino da pontuação na educação básica, assim como investigar os desvios de pontuação no que diz respeito ao uso do ponto em lugar da vírgula e vice-versa na produção de estudantes da educação básica. Para tanto, foi elaborado um questionário direcionado a professores de Língua Portuguesa do ensino básico com a finalidade de conhecer como o componente pontuação é abordado na sala de aula e ainda, através da análise de redações dispostas em um banco de redações, procuramos investigar os desvios de pontuação no que se refere ao uso da vírgula em lugar do ponto e vice-versa. Assim, este trabalho se justifica não apenas pela importância de se ter uma melhor compreensão do ensino de gramática, mas também pela necessidade de contribuir para futuras pesquisas concernentes ao tema

Como Citar
NASCIMENTO FERREIRA, Ana Paula; BISPO MONTENEGRO, Gabriel Felipe; BARROS NESPOLI, Juliana. A PONTUAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DA VÍRGULA E DO PONTO. Jornada de Iniciação Científica, [S.l.], v. 17, n. 17, p. PDF, ago. 2023. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/jornic/article/view/2901>. Acesso em: 18 maio 2024.