A PONTUAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DA VÍRGULA E DO PONTO
Resumo
O ensino de gramática no contexto escolar é imprescindível, visto que acarreta tanto autonomia de escrita e comunicação social, quanto a ampliação do conhecimento linguístico. Visando contribuir para a reflexão acerca do ensino de gramática da Língua Portuguesa, especificamente tratando da pontuação, em especial da vírgula e do ponto, busca-se, através deste trabalho, investigar o ensino da pontuação na educação básica, assim como investigar os desvios de pontuação no que diz respeito ao uso do ponto em lugar da vírgula e vice-versa na produção de estudantes da educação básica. Para tanto, foi elaborado um questionário direcionado a professores de Língua Portuguesa do ensino básico com a finalidade de conhecer como o componente pontuação é abordado na sala de aula e ainda, através da análise de redações dispostas em um banco de redações, procuramos investigar os desvios de pontuação no que se refere ao uso da vírgula em lugar do ponto e vice-versa. Assim, este trabalho se justifica não apenas pela importância de se ter uma melhor compreensão do ensino de gramática, mas também pela necessidade de contribuir para futuras pesquisas concernentes ao tema