DO DESIGN AO JOGO PEDAGÓGICO: O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E O PROCESSO CRIATIVO DO PROFESSOR

  • Ana Carolina de Medeiros Ferreira UGB
  • Laila Alves Santos UGB

Abstract

Jogos, que antes eram percebidos por muitos como simples passatempo infantil, passaram a ser notados como fatores culturais, instrumentos que auxiliam na criação de hábitos, provocadores de mudanças, expressões de preferências, forças e caracterizadores de civilizações. Considerando este potencial influenciador dos jogos e a realidade prescritiva estabelecida por documentos oficiais destinados a professores, propomos os jogos como uma solução pedagógica para o ensino de língua inglesa, estabelecendo como objetivo geral desta pesquisa compreender e refletir sobre o processo de criação de jogos modernos pedagógicos. De forma específica pretendemos: i) explorar conceitos intrínsecos ao design de jogos; ii) elaborar uma versão pedagógica, para o ensino de língua inglesa, de um jogo comercial já existente; iii) analisar o percurso criativo do jogo a partir de diário reflexivo escrito pela própria pesquisadora. Para tanto, o jogo comercial trazido para o Brasil pela empresa papergames, Kariba, foi adaptado seguindo parâmetros e fundamentos de design de jogos, dando origem ao jogo Meet Giants, onde jogadores podem conhecer mais sobre 8 autores da literatura americana e britânica.

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DE MEDEIROS FERREIRA, Ana Carolina; ALVES SANTOS, Laila. DO DESIGN AO JOGO PEDAGÓGICO: O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E O PROCESSO CRIATIVO DO PROFESSOR. Jornada de Iniciação Científica, [S.l.], v. 17, n. 17, p. PDF, ago. 2023. Disponibile all'indirizzo: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/jornic/article/view/2904>. Data di accesso: 18 mag. 2024