OS DESAFIOS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS: UMA ANÁLISE DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

  • Fernando Ferreira Francisco UGB
  • Juliana Barros Nespoli UGB

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar o processo de inclusão na educação brasileira, mais especificamente, pretende-se (1) analisar a relação entre a formação do profissional de Língua Portuguesa e o planejamento de suas aulas no que diz respeito à inclusão de alunos autistas, (2) analisar a prática de docentes de Língua Portuguesa em relação à inclusão de alunos autistas e (3) refletir sobre possíveis encaminhamentos que possam contribuir para a superação dos desafios constatados a partir dos objetivos anteriores. Para isso, foi aplicado um questionário a professores de Língua Portuguesa com o propósito de compreender de que maneira a formação deles parece ter contribuído para o planejamento e para a prática docente, considerando a presença de alunos autistas. Conclui-se que os professores, ao evidenciar o desafio de ensinar a alunos autistas, relatam que utilizam estratégias para explicar os conteúdos da Língua Portuguesa de maneira mais adaptada como, por exemplo, o uso da linguagem visual, tendo em vista que esse recurso facilita a aprendizagem do estudante. Assim sendo, verifica-se que os professores obtiveram uma formação eficiente que os capacitam a trabalhar com esses alunos.

Como Citar
FERREIRA FRANCISCO, Fernando; BARROS NESPOLI, Juliana. OS DESAFIOS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS: UMA ANÁLISE DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. JORNIC, [S.l.], v. 17, n. 1, p. PDF, ago. 2023. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/jornic/article/view/2907>. Acesso em: 31 ago. 2024.