A MATEMÁTICA NA BNCC E NO DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

  • Edilane dos Reis Carraro UGB
  • Marilane Ferreira Confort UGB

Resumo

O ensino brasileiro passou por diversas mudanças em sua trajetória histórica, com o ensino da Matemática não foi diferente. A última grande mudança na estrutura escolar brasileira foi a regulamentação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC é um referencial a ser respeitado obrigatoriamente e as unidades federativas tem que adequar suas propostas curriculares de forma alinhada à BNCC. Nesse sentido, faz-se necessário analisar os documentos e as orientações da aplicação da BNCC nos currículos escolares das redes de ensino. No que se refere ao estado do Rio de Janeiro, o presente estudo buscou verificar se o DOC-RJ está de acordo com as orientações da BNCC, para o ensino da matemática. Para tal, realizou-se uma pesquisa qualitativa e documental na versão final da BNCC, homologada em 20 de dezembro de 2017 e na Deliberação CEE/RJ Nº 373, de 08 de outubro de 2019. Do comparativo dos documentos curriculares observou-se semelhanças e algumas particularidades. Enquanto a BNCC traz o componente curricular em nove quadros, um para cada ano escolar, explicitando a unidade temática, objetos de conhecimentos e habilidades, o DOC-RJ apresenta apenas um quadro e inclui mais duas colunas, a primeira com componente matemática e a segunda do ano/faixa, repetindo a unidade temática, os objetos de conhecimentos e as habilidades

Como Citar
DOS REIS CARRARO, Edilane; FERREIRA CONFORT, Marilane. A MATEMÁTICA NA BNCC E NO DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Jornada de Iniciação Científica, [S.l.], v. 17, n. 17, p. PDF, ago. 2023. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/jornic/article/view/2918>. Acesso em: 18 maio 2024.