A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE RPG NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO E APRENDIZADO DO PRESENT PERFECT
Abstract
Esta proposta visa contribuir para a reflexão e desenvolvimento de práticas pedagógicas de natureza lúdica, com ênfase no ensino de gramática, no processo de ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Para tal, objetiva-se aplicar uma Sequência Didática participativa, motivadora e atual, no sentido de que envolve jogos extremamente presentes no cotidiano dos alunos. A dinâmica será realizada com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, viabilizando uma experiência lúdica e uma oportunidade de contato com o Present Perfect, dedicando-se a este tempo verbal. A produção se interessa em saber quanto à autoavaliação dos alunos, de forma que se possa aferir se a mesma logrou ou não êxito na realização dos objetivos e se foi capaz de estimular uma sensação de autonomia quanto ao próprio processo de aprendizagem por parte dos alunos. Cada resposta obtida através da autoavaliação e da observação da dinâmica será analisada, sendo identificadas as possíveis dificuldades em relação à compreensão