A UTILIZAÇÃO DO NOME SOCIAL DOS JOVENS TRANSGÊNERO COMO UMA DAS FERRAMENTAS DE COMBATE À VIOLÊNCIA E EVASÃO ESCOLAR

  • Anderson Luiz Ribeiro UGB
  • Gabriel Floriana de Andrade Dutra da Rocha UGB
  • Nathália Lindalva Ribeiro de Paula UGB
  • Sabrina Alves de Faria UGB

Abstract

Fazendo uma análise do filme “Valentina”, a presente pesquisa correlacionou as experiências sofridas pela personagem com as disposições normativas que tratam da matrícula de jovens transgênero em escolas. A pesquisa tratou dos dois conceitos com vistas a debater o papel de dispositivos, como a Resolução nº 1/2018 do CNE, no combate à evasão escolar pelas pessoas trans, protegendo-lhes o direito à educação. Para tanto, realizou levantamento de dados e relatos que se relacionam com o tema, além de ter procurado basearse nos fundamentos da Resolução nº 1/2018, do CNE. A metodologia de pesquisa se fundamentou na análise dos dados coletados a partir da revisão bibliográfica

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RIBEIRO, Anderson Luiz et al. A UTILIZAÇÃO DO NOME SOCIAL DOS JOVENS TRANSGÊNERO COMO UMA DAS FERRAMENTAS DE COMBATE À VIOLÊNCIA E EVASÃO ESCOLAR. Jornada de Iniciação Científica, [S.l.], v. 17, n. 17, p. PDF, ago. 2023. Disponibile all'indirizzo: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/jornic/article/view/2924>. Data di accesso: 18 mag. 2024