A AQUISIÇÃO DE LÍNGUA MATERNA: UMA ANÁLISE DO PERFECT UNIVERSAL

  • Thamires Alexandre Silveira UGB
  • Juliana Barros Nespoli UGB

Resumo

Objetiva-se, neste trabalho, contribuir para o entendimento da aquisição do aspecto no português como língua materna. Mais especificamente, pretende-se (1) investigar as ocorrências do perfect universal, associado ao tempo presente, em diferentes etapas de aquisição do PB; (2) investigar se as ocorrências de perfect universal, associado ao tempo presente, apresentam os diferentes recursos morfossintáticos disponíveis no PB. Para tanto, foram analisados dados da fala espontânea de duas crianças, cujas transcrições são provenientes do estudo de Martins; Mota (2018) e Rodrigues (2019). Durante a análise, buscouse analisar a presença de eventuais advérbios/expressões adverbiais para a identificação do aspecto veiculado, bem como o próprio contexto de produção. Através dos resultados obtidos, foi observado que a morfologia de presente simples emerge primeiro em ambas as transcrições. No entanto, no que diz respeito à morfologia de passado composto, forma canônica de expressão do perfect universal no PB, não foi identificada qualquer ocorrência, o que indica que essa morfologia parece ser adquirida pelo falante após sua inserção em ambiente escolar.

Como Citar
ALEXANDRE SILVEIRA, Thamires; BARROS NESPOLI, Juliana. A AQUISIÇÃO DE LÍNGUA MATERNA: UMA ANÁLISE DO PERFECT UNIVERSAL. JORNIC, [S.l.], v. 17, n. 1, ago. 2023. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/jornic/article/view/2946>. Acesso em: 31 ago. 2024.