A PONTUAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O USO DA VÍRGULA

  • Luciene de Oliveira Rodrigues
  • Juliana Barros Nespoli UGB

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral contribuir para a reflexão sobre o ensino de gramática da Língua Portuguesa. Mais especificamente, pretende-se (1) investigar os contextos sintáticos que favorecem ausências, trocas ou excesso de pontuação na escrita, em especial quanto ao uso da vírgula; (2) propor uma unidade didática voltada para o ensino da pontuação, em particular da vírgula, que leve em conta um ensino de gramática reflexivo e produtivo. A seguir, apresenta-se a metodologia desenvolvida para esta pesquisa. Para isto, foram analisadas 10 produções textuais retiradas do Banco de Redações UOL, das quais 9 apresentaram ausências ou ocorrências não esperadas quanto ao uso da vírgula. A análise permitiu identificar os seguintes contextos sintáticos: (i) uso de vírgula no lugar de outra pontuação; (ii) presença de vírgula em coordenações (antes de “e”); (iii) ausência de vírgulas ou de uma vírgula em termos intercalados; (iv) interrupção de ordem canônica (SVO, por exemplo); (v) ausência de vírgula depois de conectivos e adjuntos deslocados para início de período ou adjuntos deslocados para o início de orações subordinadas. A partir dessa análise, foi desenvolvida uma unidade didática composta por 4 atividades baseadas nos contextos (ii), (iii), (iv) e (v) e voltadas para o ensino da pontuação, em particular da vírgula, de forma que se trabalhe a gramática através da reflexão sobre a pontuação dentro da organização estrutural das frases

Como Citar
DE OLIVEIRA RODRIGUES, Luciene; BARROS NESPOLI, Juliana. A PONTUAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O USO DA VÍRGULA. Jornada de Iniciação Científica, [S.l.], v. 17, n. 17, p. PDF, ago. 2023. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/jornic/article/view/2952>. Acesso em: 18 maio 2024.