A TRANSITIVIDADE VERBAL E O ENSINO DE GRAMÁTICA

  • Rodrigo Marques Lima UGB
  • Juliana Barros Nespoli UGB

Resumo

Objetiva-se neste trabalho: (1) investigar o tratamento dado à transitividade verbal no ensino básico; (2) desenvolver mecanismos didático-pedagógicos a fim de apresentar uma descrição produtiva da transitividade verbal no ensino básico; (3) desenvolver um conjunto de atividades pedagógicas voltadas para o aprimoramento da descrição da transitividade verbal no ensino básico. Assim, espera-se contribuir para as reflexões acerca do ensino de gramática nas aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, analisou-se uma coletânea de livros didáticos destinados ao Ensino Médio, de modo a traçar considerações acerca do âmbito teórico-descritivo e acerca da pertinência dos exercícios. Verificou-se que o material didático, no geral, não acompanha as discussões referentes à Linguística teórica. Por fim, é apresentado um conjunto de atividades com o intuito de contribuir para um ensino reflexivo, objetivando o aprimoramento das práticas pedagógicas

Como Citar
MARQUES LIMA, Rodrigo; BARROS NESPOLI, Juliana. A TRANSITIVIDADE VERBAL E O ENSINO DE GRAMÁTICA. Jornada de Iniciação Científica, [S.l.], v. 17, n. 17, p. PDF, ago. 2023. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/jornic/article/view/2955>. Acesso em: 18 maio 2024.