APRENDIZAGEM, DIFICULDADES COGNITIVAS E NEUROCIÊNCIA: TRÍADE INDISPENSÁVEL PARA A REFLEXÃO ACERCA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

  • Amanda Nathalie Gomes Santos UGB
  • Gilmara Junia Nunes Oliveira UGB
  • Marilane Ferreira Confort UGB

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão a respeito de abordagens na Neurociência, mostrando sua eficácia na aprendizagem das crianças que possuem doenças psicológicas e cognitivas, patenteando para os docentes como solucionar essas situações que têm sido decorrentes em sala de aula. O objetivo geral da pesquisa é explorar o assunto, que envolve a Neurociência, expondo para os demais educadores como a neurociência pode auxiliar em seu processo de ensino aprendizagem e salientando a necessidade de buscar nos reinventar, de forma, a entendermos como o ser humano adquire conhecimento, seja ele por meio da atenção, da associação, da memória, da imaginação, do pensamento, da linguagem, resultando, em seu desenvolvimento intelectual, compreendendo assim, o funcionamento do sistema nervoso e como de fato aprendemos. Os procedimentos metodológicos utilizados foram de cunho bibliográfico, com abordagem qualitativa. Revisaram-se livros e a construção da pesquisa teve fundamentação filosófica em Galvão, Elizabete de Assunção José, Maria Teresa Coelho, Leonor B. Guerra e Ramon M. Consenza.

Como Citar
GOMES SANTOS, Amanda Nathalie; JUNIA NUNES OLIVEIRA, Gilmara; FERREIRA CONFORT, Marilane. APRENDIZAGEM, DIFICULDADES COGNITIVAS E NEUROCIÊNCIA: TRÍADE INDISPENSÁVEL PARA A REFLEXÃO ACERCA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. Jornada de Iniciação Científica, [S.l.], v. 17, n. 17, p. PDF, ago. 2023. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/jornic/article/view/2959>. Acesso em: 18 maio 2024.