AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA DE ESTUDANTES NO ENSINO MÉDIO

  • Joyce Vitória de Almeida UGB
  • Sthela de Souza Silveira UGB
  • Alexandre Batista UGB

Résumé

O presente trabalho tem por objetivo investigar os mecanismos necessário à compreensão do texto, os conhecimentos necessários ao desenvolvimento da habilidade de leitura e as estratégias utilizadas pelo leitor, contribuindo para a reflexão das práticas de leitura desenvolvidas nas aulas de Língua Portuguesa e Leitura. Mais especificamente, pretende-se (1) averiguar os problemas de compreensão do texto através do gênero conto, O Primeiro Beijo; (2) analisar os mecanismos que levam o aluno à compreensão do texto no livro didático. A fundamentação utilizada nesta pesquisa baseia-se no trabalho de KLEIMAN (1989), MARCUCHI (2008), VARGAS (1993), VYGOTSKY (1989), entre outros. A partir desta base teórica, tornou-se possível a criação de um teste aplicado a turmas da segunda série do ensino médio, utilizando as habilidades traçadas pelo Inep como base para a elaboração das questões

Comment citer
VITÓRIA DE ALMEIDA, Joyce; DE SOUZA SILVEIRA, Sthela; BATISTA, Alexandre. AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA DE ESTUDANTES NO ENSINO MÉDIO. Jornada de Iniciação Científica, [S.l.], v. 17, n. 17, août 2023. Disponible à l'adresse : >http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/jornic/article/view/2960>. Date de consultation : 18 mai 2024