AS NOVAS FORMAS DE LEITURA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DESENVOLVENDO PROPOSTAS

  • Erick Corrêa Pinto Soares UGB
  • Isabela de Carvalho Barbosa UGB
  • Isabela Semino e Silva UGB
  • Vitória Hadassa Pinheiro de Carvalho Barbosa UGB
  • Juliana Barros Nespoli UGB

Résumé

O objetivo geral desta pesquisa é discutir o desenvolvimento das práticas de leitura nas aulas de Língua Portuguesa e os objetivos específicos são: (1) investigar como é tratada a leitura no ensino de Língua Portuguesa; e (2) desenvolver um conjunto de atividades voltadas para a leitura que contemple as diferentes linguagens e diferentes letramentos decorrentes da cultura digital. Sendo assim, analisamos o livro Multiversos: Língua Portuguesa (Ensino Médio), de Maria Tereza A. Campos e Lucas S. Oda, publicado em 2020. Consideraram-se os seguintes aspectos: a concepção de leitura adotada; a diversidade de textos; as atividades que propiciam (ou não) diferentes momentos de contato com o texto; e as oportunidades de inserção do estudante/leitor na cultura digital. A análise permitiu verificar que o livro aborda uma concepção sociointeracional de leitura, além de uma diversidade de gêneros textuais tanto tradicionais quanto oriundos dos meios digitais. Por fim, foram elaboradas e sugeridas três atividades provenientes dos meios digitais, tendo como intento a complementaridade dos assuntos e exercícios tratados no livro analisado.

Comment citer
CORRÊA PINTO SOARES, Erick et al. AS NOVAS FORMAS DE LEITURA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DESENVOLVENDO PROPOSTAS. Jornada de Iniciação Científica, [S.l.], v. 17, n. 17, p. PDF, août 2023. Disponible à l'adresse : >http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/jornic/article/view/2969>. Date de consultation : 18 mai 2024