EDUCAÇÃO POPULAR: EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DO PRÉVESTIBULAR DO MEP-VR

  • Tatiana Silva Maia Marques UGB
  • Vitória Evangelista Fortini UGB

Abstract

Pretende-se com este artigo analisar o contexto da educação popular que não está em decadência, procura-se aqui, pautar e analisar a sustentabilidade do movimento social e a pedagogia envolta neste processo de retomada educacional. A temática aqui abordada, deverá compreender o modo como o movimento preenche as lacunas deixadas pelo Estado, de forma a contribuir para a episteme do funcionamento da instituição e refletir sobre a essencialidade do MEP (Movimento Ética na Política), para o município de Volta Redonda. E terá como objeto de análise o movimento social, “MEPVR”, com o Pré-Vestibular Cidadão buscando compreender a organização social: a sua história e seu funcionamento, refletir sobre as práticas pedagógicas: estímulo de diálogo entre alunos, aprendizagem compartilhada e o empoderamento do aluno e analisar a sua contribuição educacional. Assim, analisar as práticas docentes, a forma como exploram a cidadania nos alunos, como produzem a consciência política, no sentido de evidenciar que são sujeitos ativos no exercício da cidadania e como exercem a educação emancipatória ligada à realidade do aluno, fará parte deste material. Dessarte, procura-se deixar aqui registrado a singularidade das ações individuais educacionais e o modo no qual o impacto delas pode proporcionar o protagonismo social.

How to Cite
SILVA MAIA MARQUES, Tatiana; EVANGELISTA FORTINI, Vitória. EDUCAÇÃO POPULAR: EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DO PRÉVESTIBULAR DO MEP-VR. Jornada de Iniciação Científica, [S.l.], v. 17, n. 17, p. PDF, aug. 2023. Available at: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/jornic/article/view/2977>. Date accessed: 18 may 2024.