INSTRUMENTO DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

  • Ana Beatriz Souza Ovídio UGB
  • Laila Alves Santos UGB
  • Vitória Hadassa Pinheiro de Carvalho Barbosa UGB

Abstract

O presente trabalho trata da exploração da narrativa em consonância com elementos da gamificação em aulas de língua inglesa no intuito de não somente engajar alunos, mas também introduzir e mediar o aprendizado de conteúdos linguísticos. É nosso objetivo específico: I) compreender o que é a gamificação para fins pedagógicos; II) refletir acerca dos elementos da gamificação e como estes podem ser utilizados em narrativas; III) analisar a aplicação de uma narrativa gamificada para o ensino de Língua Inglesa em aulas do 8º ano do Ensino Fundamental II. Para tanto, foram reunidos e analisados estudos voltados à temática de gamificação e de narrativa gamificada, bem como suas aplicações em contextos escolares e de aprendizagem. Por fim, foi investigado o corpus de um material didático considerando seus elementos gamificados, sua narrativa e as competências nele compreendidas pela BNCC.

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SOUZA OVÍDIO, Ana Beatriz; ALVES SANTOS, Laila; PINHEIRO DE CARVALHO BARBOSA, Vitória Hadassa. INSTRUMENTO DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. Jornada de Iniciação Científica, [S.l.], v. 17, n. 17, ago. 2023. Disponibile all'indirizzo: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/jornic/article/view/2979>. Data di accesso: 18 mag. 2024