JOGOS DE TABULEIRO EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO

  • Giovana Barbosa Fernandes UGB
  • Laila Alves Santos UGB
  • Larissa Pacheco Marques UGB

Abstract

O presente trabalho trata do uso de jogos de tabuleiro como instrumentos docentes para o ensino de língua inglesa. Nossa pesquisa é motivada pela crescente demanda de alunos da geração atual, que anseia por soluções cada vez mais criativas por parte dos professores. Considerando jogos como instrumentos que vêm ao auxílio dos professores, é nosso objetivo geral contribuir para a utilização de jogos analógicos no ensino de língua inglesa do ensino fundamental 2, sendo que de forma específica objetivamos: (I) apresentar, por meio de levantamento bibliográfico, estudos que mostram a eficácia do uso de jogos de tabuleiro no ensino de línguas; (II) compreender como os jogos têm feito parte da prática dos professores de língua inglesa do EF2, em escolas públicas da região Sul Fluminense; (III) identificar impedimentos para o uso de jogos em sala de aula por parte de professores; De forma a alcançar nossos objetivos, o levantamento de dados foi conduzido por meio de questionário contendo perguntas estruturadas, tendo professores de língua inglesa do ensino fundamental 2 do ensino público da região Sul Fluminense como sujeitos de pesquisa. Em posse dos dados, estabelecemos uma relação entre as respostas dos sujeitos de pesquisa e nossas perguntas de pesquisa, fundamentando-nos no interacionismo sociodiscursivo para compreendermos o trabalho docente, conceituando e dimensionando os jogos tradicionais e modernos, além da utilização destes no contexto da educação.

How to Cite
BARBOSA FERNANDES, Giovana; ALVES SANTOS, Laila; PACHECO MARQUES, Larissa. JOGOS DE TABULEIRO EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO. Jornada de Iniciação Científica, [S.l.], v. 17, n. 17, p. PDF, aug. 2023. Available at: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/jornic/article/view/2980>. Date accessed: 18 may 2024.