O USO DE JOGOS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA DE ALUNOS COM TDAH

  • Ana Luiza Sant’ana de Almeida UGB
  • Laila Alves Santos UGB

Resumo

Hoje no Brasil são aproximadamente 2 milhões de estudantes com Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e para lidar com as dificuldades destes alunos, professores precisam apropriar-se de instrumentos para a solução de tais dificuldades. Este trabalho propõe os jogos como instrumento mediador e tem como objetivo conscientizar professores sobre a necessidade de abordagem diferenciada e direcionada a alunos com TDAH. De forma mais específica, queremos: 1) apresentar um levantamento bibliográfico sobre o uso de jogos - digitais e analógicos - como instrumentos docentes para o desenvolvimento da concentração e da atenção de alunos com TDAH em aulas de língua inglesa; e 2) verificar a eficiência do uso de jogos como instrumentos para professores de língua inglesa que possuem alunos com necessidades especiais, mais especificamente TDAH. A fim de atingirmos o objetivo específico 1, foi feito um levantamento bibliográfico, na intenção de responder às seguintes questões de pesquisa: QP1: Pesquisadores têm tratado da adaptação de conteúdos de língua inglesa para alunos com TDAH? QP2: Há diferença entre jogos para alunos neurotípicos e alunos com TDAH? QP3: De que forma os jogos podem contribuir para o desenvolvimento da concentração de alunos com o transtorno?

Como Citar
SANT’ANA DE ALMEIDA, Ana Luiza; ALVES SANTOS, Laila. O USO DE JOGOS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA DE ALUNOS COM TDAH. Jornada de Iniciação Científica, [S.l.], v. 17, n. 17, ago. 2023. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/jornic/article/view/2985>. Acesso em: 18 maio 2024.