TURNOVER: A ALTA DE ROTATIVIDADE DE COLABORADORES EM RESTAURANTES, BARES E LANCHONETES
Resumo
É nítido o índice de rotatividade de colaboradores no setor de comércio, pois a procura por melhores oportunidades de emprego e a falta de treinamento qualificado para os colaboradores, são fatos que implicam em garantir que o empregado se adéque ao ambiente organizacional e o empregador aceite o serviço prestado a ele. Partindo desse pressuposto que existem vários motivos que acarretam a essa situação. Decerto isso se reflete em bares, restaurantes e lanchonetes, especialmente pela alta sobrecarga de tarefas emanadas que geram tal demanda. Com isso se tem o que se chama de turnover, um indicador que calcula a quantidade de entradas e saídas de colaboradores de uma organização, tendo como objetivo indicar o índice de rotatividade de colaboradores. Esse índice alto impacta negativamente a organização em geral. Entendendo esse contexto, questiona-se: os resultados derivados do controle de turnover efetivamente acarretam redução do turnover com criação de processos de melhorias internas? Desse modo temos por objetivo compreender os fatores nos processos que geram a causa de turnover, seguido de ações para que sejam reduzidos os indicadores de rotatividade de pessoal. Metodologicamente, o trabalho apresentado, se pauta por uma pesquisa bibliográfica, buscando dados em artigos e textos, com apoio de pesquisa de campo afim de buscar informações que mostram a realidade atual. Espera-se com o resultado uma melhor compreensão acerca das possibilidades que podem reduzir ou mitigar a alta rotatividade de pessoal no segmento de refeições.