A AQUISIÇÃO DO SUJEITO POR FALANTES BRASILEIROS APRENDENDO INGLÊS COMO L2

  • Rebeca Macedo Silva UGB
  • Juliana Barros Nespoli UGB

Resumo

 A teoria dos Princípios e Parâmetros investiga as diversas semelhanças e diferenças das línguas do mundo. Em relação ao sujeito, percebe-se que um parâmetro que diferencia as línguas naturais é o sujeito nulo. Línguas como o italiano, por exemplo, são marcadas parametricamente como [+ sujeito nulo]. Porém, esse mesmo caso não é observado no inglês, cujo parâmetro é [- sujeito nulo]. Nesse panorama, o PB é um caso particular, dado que se comporta, na oralidade, como língua de sujeito nulo parcial e, na escrita padronizada, como língua de sujeito nulo plena. Considerando as diferenças morfossintáticas entre o inglês e o PB no que diz respeito ao parâmetro do sujeito nulo, pretende-se investigar a aquisição do sujeito por falantes nativos do português do Brasil (PB) aprendendo inglês como L2. Mais precisamente nesta etapa preliminar da pesquisa, pretende-se apresentar um teste linguístico de tradução, constituído por histórias escritas em português, nas quais são apresentadas sentenças gramaticais com o sujeito apagado, que devem ser traduzidas para o inglês por aprendizes brasileiros dessa língua. O intuito desse teste é capturar as realizações de sujeito referenciais e não referenciais por esses aprendizes, o que pode, assim, revelar ou não uma transferência das propriedades morfossintáticas do PB nas construções produzidas do inglês. Espera-se, ao final do estudo, contribuir para o entendimento da aquisição de propriedades morfossintáticas no processo de aprendizagem de inglês como L2.

Como Citar
MACEDO SILVA, Rebeca; BARROS NESPOLI, Juliana. A AQUISIÇÃO DO SUJEITO POR FALANTES BRASILEIROS APRENDENDO INGLÊS COMO L2. JORNIC, [S.l.], v. 16, n. 1, p. PDF, jun. 2024. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/jornic/article/view/3264>. Acesso em: 01 set. 2024.
Seção
Tecnologias e Ensino de Línguas