AS CONSTRUÇÕES DE TÓPICO NO ENSINO DE GRAMÁTICA

  • Roberta Cardozo Miguel UGB
  • Sara Barbosa da Silva UGB
  • Juliana Barros Nespoli UGB

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral contribuir para a reflexão acerca do ensino de gramática na Língua Portuguesa. Mais especificamente, pretende-se investigar a influência da oralidade na prática de escrita dos alunos de ensino básico, no que diz respeito às construções de tópico, além de propor um conjunto de atividades pedagógicas voltadas para a elucidação das propriedades específicas da escrita monitorada. Para isto, neste trabalho, decidiu-se analisar produções textuais retiradas do banco de redações do site UOL, para constituir o corpus desta pesquisa. Sendo assim, foram analisadas aproximadamente 64 redações corrigidas entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2020, das quais 5 apresentavam os seguintes desvios: topicalização de maneira indevida e deslocamento à esquerda. Apesar de o português apresentar o padrão oracional Sujeito + Verbo + Objeto (SVO) em suas construções sentenciais, a topicalização é uma estratégia bastante frequente, de modo que a falta de domínio dessa estratégia pode resultar em problemas na escrita monitorada, como o apagamento do sujeito diante do termo topicalizado. A partir da análise, foram desenvolvidas 3 atividades com foco nos desvios encontrados nos textos dos alunos, destinadas às turmas de 8º e 9º anos (Ensino Fundamental), a fim de prepará-los para o ingresso no Ensino Médio, de modo que sejam capazes de identificar o que é mais comum na modalidade escrita no que diz respeito a construções de tópico.

Como Citar
CARDOZO MIGUEL, Roberta; BARBOSA DA SILVA, Sara; BARROS NESPOLI, Juliana. AS CONSTRUÇÕES DE TÓPICO NO ENSINO DE GRAMÁTICA. JORNIC, [S.l.], v. 16, n. 1, p. PDF, jun. 2024. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/jornic/article/view/3277>. Acesso em: 01 set. 2024.
Seção
Tecnologias e Ensino de Línguas