DO ENSINO DE GRAMÁTICA AO TEXTO DO ALUNO

UMA ANÁLISE DA CATEGORIA SUJEITO

  • Karolynne Nascimento UGB
  • Nayana Leite UGB
  • Juliana Barros Nespoli UGB

Resumo

O objetivo deste trabalho é contribuir para a discussão a respeito do ensino de gramática voltado para as práticas de leitura e escrita em Língua Portuguesa. Mais especificamente, pretende-se (1) investigar os contextos morfossintáticos que levam às dificuldades apresentadas por alunos de ensino básico na realização da categoria sujeito; (2) desenvolver mecanismos didáticopedagógicos a fim de apresentar uma descrição produtiva da categoria sujeito no ensino básico; (3) desenvolver um conjunto de atividades pedagógicas voltadas para o aprimoramento da realização da categoria sujeito no ensino básico. Para tanto, foi desenvolvida uma análise sobre quais são os contextos morfossintáticos que influenciam os erros de escrita padronizada nas produções de textos de alunos do Ensino Básico e, através dessa análise, foi elaborado um quadro como síntese desses contextos. Em seguida, foram desenvolvidas algumas sugestões de atividades que podem ser aplicadas em sala de aula com o objetivo de trabalhar as principais dificuldades dos alunos na realização escrita da categoria sujeito. Concluiu-se que muitos alunos se familiarizam com a gramática, mas não conseguem conciliar essas regras com a escrita. Desta forma, compreende-se que, no ensino de gramática, nas aulas de Língua Portuguesa, faz-se necessário que o professor contemple todos os componentes essenciais, incluindo os gramaticais, no processo de ensino e aprendizagem para que o aluno consiga ler, interpretar e produzir textos coesos e coerentes.

Como Citar
NASCIMENTO, Karolynne; LEITE, Nayana; BARROS NESPOLI, Juliana. DO ENSINO DE GRAMÁTICA AO TEXTO DO ALUNO. JORNIC, [S.l.], v. 16, n. 1, p. PDF, jun. 2024. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/jornic/article/view/3280>. Acesso em: 01 set. 2024.
Seção
Tecnologias e Ensino de Línguas