O PRESENT PERFECT NA APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO L2

  • Arthur Döhler Machado Fernandes UGB
  • Juliana Barros Nespoli UGB

Resumo

Este trabalho objetiva contribuir para o entendimento da aquisição de propriedades aspectuais na L2. Pretende-se, mais especificamente, investigar a aquisição do aspecto perfect, universal e existencial, por falantes de português brasileiro aprendizes de inglês como L2. Estabeleceram-se as hipóteses: (1) as formas verbais Present Continuous e Simple Present são mais utilizadas do que o Present Perfect Simple, para a expressão de perfect universal associado ao presente e (2) o Simple Past é a única forma verbal, das que expressam perfect existencial, utilizada para a expressão desse tipo de perfect associado ao presente. A fim de alcançar os objetivos, elaborou-se um teste de preenchimento de lacuna com opções de resposta, que foi aplicado a 86 brasileiros aprendizes de inglês como L2. A análise dos resultados sugere uma transferência morfossintática da forma Present Continuous na expressão do perfect universal durante o processo de aprendizagem, visto que essa forma verbal é amplamente utilizada no português do Brasil para a veiculação desse aspecto. Por fim, considerou-se que a L2 parece constituir de fato um conhecimento gramatical, apesar das suas diferenças em relação à L1.

Como Citar
MACHADO FERNANDES, Arthur Döhler; BARROS NESPOLI, Juliana. O PRESENT PERFECT NA APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO L2. JORNIC, [S.l.], v. 16, n. 1, p. PDF, jun. 2024. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/jornic/article/view/3289>. Acesso em: 01 set. 2024.
Seção
Tecnologias e Ensino de Línguas