O USO DO GÊNERO “CANÇÃO” NA SALA DE AULA

  • Ana Beatriz Neves Wanderley Fuly UGB
  • Isabela de Carvalho Barbosa UGB
  • Joyce Vitória de Carvalho de Almeida UGB
  • Fábio Elionar do Carmo Souza UGB

Resumo

O presente artigo relata a experiência dos bolsistas discentes no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) sob orientação do professor mestre Fábio Elionar do Carmo Souza (UFF/ RJ), cujo tema é a canção popular nas aulas de Língua Portuguesa como gênero em si ou como suporte para a abordagem de outros conteúdos nas aulas de Língua Portuguesa ou Literatura Brasileira conforme orientado pelo MEC (Ministério da Educação), em especificação na BNCC ( Base Nacinal Comum Curricular). O projeto iniciou-se em outubro de 2020 e tem como previsão de encerramento em março de 2022 – frente ao cenário da pandemia da Covid-19. Este artigo tem como objetivo elucidar abase teórica e metodológica utilizada na produção de conteúdo neste período de pesquisa que visa a capacitação dos futuros docentes do curso de Letras (UGB-VR) para utilizar a canção em sala de aula, baseando-se na fundamentação teórica necessária para explorar a canção em seus três eixos significativos (a letra, a música e a performance). A fundamentação teórica utilizada no projeto baseiase no no trabalho dos autores Luiz Tatit (2007; 2009), Cláudia Neiva de Matos (2002; 2014), Lauro Meller (2015) e Paul Zumthor (2014). A partir desta base teórica, torna-se possível a elaboração de atividades práticas e materiais para o ensino, usando recursos midiáticos e lúdicos como facilitadores do processo ensino-aprendizagem na elaboração de vídeos, aulas, apostilas e jogos para uso em sala de aula, como objetiva o programa de pesquisa.

Como Citar
WANDERLEY FULY, Ana Beatriz Neves et al. O USO DO GÊNERO “CANÇÃO” NA SALA DE AULA. JORNIC, [S.l.], v. 16, n. 1, p. PDF, jun. 2024. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/jornic/article/view/3298>. Acesso em: 01 set. 2024.
Seção
Tecnologias e Ensino de Línguas