OS OPERADORES ARGUMENTATIVOS E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

  • Eduarda da Silva Gomes UGB
  • Vitória da Silva Thomé UGB
  • Juliana Barros Nespoli UGB

Resumo

Objetiva-se neste trabalho (i) analisar o modo como os operadores argumentativos têm sido tratados no ensino básico, (ii) desenvolver mecanismos didático-pedagógicos para aperfeiçoar o quadro descritivo desses operadores e (iii) elaborar atividades pedagógicas que ampliem o domínio da prática argumentativa através do uso dos operadores argumentativos. Dessa maneira, pretende-se contribuir para a reflexão sobre o ensino de gramática na Língua Portuguesa. Para esse fim, foram realizadas análises de redações produzidas por estudantes de Ensino Médio a fim de verificar as principais dificuldades que eles apresentam ao redigir um texto dissertativo-argumentativo, especificamente em relação ao uso dos recursos coesivos. Todas as redações analisadas fazem parte do Banco de Redações do site UOL e foram selecionadas aquelas que receberam dos avaliadores do site notas que variam de 20 a 80 pontos na competência 4 do Enem, sendo o máximo 200 pontos. Essa competência está relacionada ao conhecimento dos recursos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Após essa análise, conclui-se que as redações refletem o ensino metódico das gramáticas, que se prendem em classificações e tabelas de conjunções, ocasionando o despreparo dos estudantes quanto ao uso dos recursos coesivos que, muitas vezes, ou não fazem uso desses mecanismos ou empregam de forma inadequada. Com base na análise das redações, foramelaboradas 5 atividades e 1 delas é apresentada com o intuito de exemplificar um ensino mais reflexivosobre a linguagem e sobre o emprego dos operadores argumentativos.

Como Citar
GOMES, Eduarda da Silva; THOMÉ, Vitória da Silva; NESPOLI, Juliana Barros. OS OPERADORES ARGUMENTATIVOS E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. JORNIC, [S.l.], v. 16, n. 1, p. PDF, jun. 2024. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/jornic/article/view/3301>. Acesso em: 01 set. 2024.
Seção
Tecnologias e Ensino de Línguas