A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRESERVAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE SERPENTES

COMO OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA ABORDAM A QUESTÃO?

  • Alice Martins Guimarães Pereira UGB
  • Mariele Miguel Moreira UGB
  • Altagratia Chiesse UGB

Resumo

O presente estudo teve como finalidade estudar os aspectos do ensino sobre a preservação das serpentes através da educação ambiental, de forma direta ou multidisciplinar ministrada por docentes da Educação Básica da área de Ciências e Biologia, notadamente dos Municípios de Volta Redonda e Barra Mansa, Região do Médio Paraíba, RJ. Com o objetivo de investigar a transmissão do conhecimento aos discentes, acerca da ecologia, diversidade e conservação de ofídios, procuramos identificar a metodologia de trabalho utilizada pelos docentes envolvendo a educação ambiental nos segmentos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Foi utilizado um questionário on-line através do aplicativo de pesquisas Google Forms para a coleta de informações sobre a formação e experiência dos docentes e sobre a temática dos ofídios nas aulas, o conhecimento prévio dos alunos sobre as serpentes, e suas reações durante a exposição do conteúdo. Os resultados obtidos nesta pesquisa mostraram como a escola é o ambiente ideal para promover a conscientização sobre a importância das serpentes no meio ambiente e da necessidade de preservá-las, e a educação ambiental representa um instrumento muito eficiente para a conservação e principalmente para mudar a imagem negativa destes animais

Como Citar
MARTINS GUIMARÃES PEREIRA, Alice; MIGUEL MOREIRA, Mariele; CHIESSE, Altagratia. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRESERVAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE SERPENTES. JORNIC, [S.l.], v. 16, n. 1, p. PDF, jun. 2024. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/jornic/article/view/3308>. Acesso em: 01 set. 2024.
Seção
Informação e Saúde