O ENSINO DE ORAÇÕES ADJETIVAS

ANÁLISE E PROPOSTA DIDÁTICA

  • Daniela Alves Ferreira UGB
  • Juliana Barros Nespoli UGB

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral contribuir para as reflexões sobre o ensino de gramática em Língua Portuguesa. Como objetivos específicos, pretende-se (1) investigar a utilização de orações adjetivas como recurso gramatical produtor de sentidos na produção textual de alunos do ensino básico, (2) discutir sobre como os apontamentos teóricos apresentados podem contribuir para o quadro descritivo que deve ser apresentado em sala de aula e (3) promover atividades práticas que colaborem para um ensino reflexivo das orações adjetivas. Para tanto, analisaram-se redações coletadas no site UOL, que foram produzidas por estudante de Ensino Médio, entre julho de 2018 e dezembro de 2019. Foram constatados os seguintes desvios em relação ao padrão culto escrito das orações adjetivas: falta de pontuação (ou uso da vírgula), estratégia de relativização cortadora, falta do uso de uma oração adjetiva e uso inadequado do pronome relativo. Com base em gramáticas tradicionais, foi possível compreender como as orações adjetivas são reproduzidas no ambiente escolar. Paralelamente, propostas de teóricos que tratam tanto do ensino de gramática, quanto do ensino de orações adjetivas, serviram de embasamento para a produção de atividades que visam promover um ensino reflexivo das orações adjetivas.

Como Citar
ALVES FERREIRA, Daniela; BARROS NESPOLI, Juliana. O ENSINO DE ORAÇÕES ADJETIVAS. JORNIC, [S.l.], v. 16, n. 1, p. PDF, jun. 2024. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/jornic/article/view/3313>. Acesso em: 01 set. 2024.
Seção
Desenvolvimento Humano e Educacional