CARACTERIZAÇÃO DO GRUPO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA ATENDIDOS NAS REDES PÚBLICAS DE ENSINO DE DOIS MUNICÍPIOS PRÓXIMOS A IES

  • Maria Cristina Tavares de M. Danelon UGB
  • Maria Gomes UGB
  • Carla Amélia Falcão UGB

Resumo

A inclusão de alunos com deficiência na rede regular de ensino é garantida por lei, entretantoainda há muito a caminhar na efetivação do processo educacional inclusivo. O presente estudo de caso tem o objetivo de mapear os alunos com deficiência matriculados em escolas públicas dos municípios envolvidos, analisar a inserção de dois alunos e as interações com seus pares e  professora. Os resultados parciais indicam haver, em turmas regulares, grande quantitativo de alunos com deficiência sem laudo, fator que dificulta a orientação mais adequada ao profissional da educação. É possível observar, com base no discurso das professoras, que ainda há uma necessidade de suporte contínuo para o trabalho com os alunos de forma inclusiva.

Como Citar
DANELON, Maria Cristina Tavares de M.; GOMES, Maria; FALCÃO, Carla Amélia. CARACTERIZAÇÃO DO GRUPO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA ATENDIDOS NAS REDES PÚBLICAS DE ENSINO DE DOIS MUNICÍPIOS PRÓXIMOS A IES. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 2, n. 1, aug. 2017. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/128>. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
EM PAUTA (Artigos em destaque)